Trabalho
Trabalho Seminários de Pesquisa
Exercício de Projeto de Pesquisa
Curso de Direito
Assédio Moral nas Relações de Trabalho
Integrantes: Fernando Varela da Silva e Juliana Cavagnolli
Caxias do Sul, maio de 2011
Tema: Assedio Moral nas Relações de Trabalho.
Título do Projeto: As causas do Assédio Moral nas relações de trabalho bem como as conseqüências trazidas por ele, e as ações para minimizar o problema.
Justificativa: O trabalho abaixo visa, mostrar as principais causas do crescimento do assédio moral e as conseqüências causadas por ele nas relações de trabalho, bem como quais seriam as ações necessárias para minimizar esse mal. Conforme pode se verificar o assédio moral sempre existiu, porém existe um aumento significativo de estudos em relação ao tema devido a aumento constante desses casos.
Problema: O que pode ser feito para reduzir o assédio moral nas empresas? Para começar o estudo do assédio moral é importante saber o seu histórico. Ele foi usado pela primeira vez no área da Biologia e não no campo das relações humanas. Na década de 1960, Konrad Lorenz¹, realizou pesquisas que evidenciaram o comportamento agressivo do grupo de animais de pequeno porte físico em situação de invasão de território por outros animais. Através de intimidações e atitudes coletivas agressivas, o grupo buscava expulsar o invasor. A esse comportamento, o pesquisador denominou mobbing, cujo vocábulo inglês significa o verbo maltratar, atacar, perseguir, sitiar. Já em 1972, o pesquisador Peter-Paul Heinemann², utilizando a pesquisa de Lorenz, descreveu o estudo do comportamento agressivo de crianças com relação a outras dentro das escolas. Nas relações de trabalho, os estudos acerca desse fenômeno iniciaram-se a partir das investigações difundidas por Heinz Leymann, pesquisador em Psicologia do Trabalho, que em 1984 publicou um ensaio científico, sendo o pioneiro a descrever