Trabalho
OBJETIVO
Nome:º Frederico Neves Sala:07
Professor : Antonio Faculdade Objetivo
Ética Empresarial
Temas:
O que é a Violência contra a mulher ?
A violência contra a mulher no município de Goiânia.
O que é a Violência contra a mulher ?
A violência contra a mulher é um dos fenômenos sócias mais absurdos e inaceitáveis, é uma tática consciente para obter poder e controle sobre a mulher.
A violência não é algo recente. Para explicarmos a sua origem precisamos levar em conta aspectos culturais da sociedade e, a violência propriamente contra a mulher, remonta toda a cultura machista que circundou a sociedade e ainda se faz presente nos dias atuais.
Quando acontece em ambiente familiar é uma fonte de medo, dano físico e psicológico à mulher e também às crianças, incluindo todos tipos de ameaças e privação de liberdade.
A violência contra a mulher não é doença genética, nem conseqüência de alcoolismo, drogas, estresse ou raiva descontrolada, tampouco conseqüência do comportamento da vítima ou da pobreza.
A violência contra a mulher é fruto da desigualdade entre homens e mulheres.
No Brasil, há mais de três décadas, as mulheres denunciam e tentam dar visibilidade a essa situação. Neste período o país participou de várias convenções e assinou diversos tratados em prol da redução da violência doméstica e de gênero. Este ano o Governo Federal lançou um Plano Nacional de Prevenção e Redução da Violência Doméstica e de Gênero. Porém, todas estas iniciativas ainda não tem desencadeado um processo de mudança que de fato supere a violência contra a mulher.
É fato que, em nosso contexto de tantas contradições sócio-econômicas, as mulheres são vítimas de violência tanto quanto os homens. Mas a situação das mulheres é ainda agravada pela violência sexista.
Em nosso país grande número de mulheres vive em situação de violência física e psicológica (63% das mulheres brasileiras já sofreu algum tipo de