Trabalho
A superfície do nosso planeta apresenta uma incrível variedade de formas de vida, que existe em grande quantidade nalguns locais.
Encontramos seres vivos na água dos mares, dos rios e dos lagos - meio aquático - e no meio terrestre - dos desertos às florestas, das planícies às altas montanhas, nos gelos e sobre as rochas.
Mesmo no sítios mais pequenos, como debaixo das «cascas» das árvores ou das pedras espalhadas num terreno, há vida. Até em locais estranhos e inóspitos, como as profundidades marinhas ou as grutas, a vida está sempre presente. | | | | | Mesmo em sítios pequenos, como debaixo de uma pedra (imagem da esquerda), ou inóspitos, como as profundidades marinhas (imagem da direita), a vida está presente. |
2010 - Ano Internacional da Biodiversidade
A 20 de Dezembro de 2006, a assembleia Geral das nações Unidas proclamou 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade.
Mas afinal o que é a biodiversidade?
A biodiversiddae engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no Planeta Terra; isso significa que fazem parte da biodiversidade seres de todos os reinos desde o maior ao mais pequenino (microscópico) que têm como habitat os locais mais diferentes que se possa imaginar. O equilíbrio da natureza depende da manutenção de todos esses seres vivos na Terra.
Há biodiversidade nas cidades, nas montanhas, nos campos, na beira-rio, no mar, nos lagos, etc.
Como a poluição tem vindo a aumentar, cada vez há mais ruído nos campos, nas montanhas, na praia e em outros habitats naturais os seres vivos que lá habitam começam a não ter as melhores condições de vida.
Daí que tenham sido acordadas formas de evitar a perda da biodiversidade até 2010.
Já pensaste o que podes fazer - na praia, no rio, na cidade e na montanha - para ajudar a conservar a vida selvagem e o seu habitat?
A biosfera é a parte da Terra onde se encontram os seres vivos. Ela compreende a superfície terrestre e a porção