Trabalho
1.1. ( ) A filosofia surge entre os sofistas como uma ciência especulativa que caracteriza-se pela busca, na natureza, de um fundamento para a constituição da cidade.
1.2. ( ) Asceticismo, cinismo, utilitarismo e empirismo são conceitos que caracterizam o pensamento dos sofistas.
1.3. ( ) Para os filósofos gregos a política tinha como finalidade a manutenção do poder. O soberano deveria usar de todos os meios possíveis para se manter no poder.
1.4. ( ) A ética socrática caracteriza-se por relativizar os valores, isto é, os valores e tradições de cada cultura devem ser respeitados como fonte da moralidade.
1.5. ( ) A metafísica caracteriza-se por ser um conhecimento racional que não se baseia nos dados conhecidos diretamente pela experiência sensível, mas nos puros conceitos formulados pelo pensamento puro ou pelo intelecto. Os sofistas inventaram a metafísica.
1.6. ( ) A homologia fundamenta a filosofia metafísica, uma vez que os filósofos afirmam o conhecimento de leis universais e necessárias.
1.7. ( ) Pode-se afirmar que o pensamento sofista é semelhante ao pensamento de alguns dos filósofos modernos, pois trabalham com conceitos que ainda hoje são valorizados, como por exemplo, os conceitos de relativismo e utilitarismo.
1.8. ( ) De acordo com Protágoras devemos buscar na natureza a fundamentação das leis da cidade.
1.9. ( ) O pensamento filosófico caracteriza-se por ser um pensamento dialético, pois crítica sempre os valores que são impostos pela sociedade aos indivíduos.
1.10. ( ) Pode-se afirmar que a ética hedonista prescreve a purificação da alma como condição para a felicidade.
2. Responda (mínimo de 6 linhas para cada questão):
2.1. Apresente e comente as críticas de Sócrates aos Sofistas. 2.2. Qual é a relação entre a