Trabalho
Porque ele é formado por cátions e ânions. Para que haja a formação de cloreto de sódio, um átomo de sódio deve perder um elétron e assim, tornar-se um cátion, e doá-lo para um átomo de cloro, que deste forma, passa a ser o ânion cloreto. Ao tornar-se um cátion, o sódio passa a ter carga positiva, e o cloreto, ao tornar-se um ânion passa a ter carga negativa. Assim, como possuem cargas opostas, estes íons se atraem mutuamente. Então, o cloreto, Cl-, passa a atrair alguns íons sódio, Na+ em torno de si, enquanto que os íons Na+ também atraem alguns íons Cl-ao seu redor. Desta forma, forma-se o sólido iônico, intercalando cargas opostas e organizado de forma que as atrações entre as cargas devem ser máximas e as repulsões devem ser mínimas.
Represente a ligação iônica que forma o sal ( cloreto de Sódio )
Pense e pesquise e responda : A Agua do mar rica em cloreto de sódio é excelente condutora de eletricidade , mas por que o sal de cozinha solido não conduz corrente elétrica ?
Quando se encontram em estado sólido, os sais inorgânicos tem seus íons posicionados em um arranjo chamado rede cristalina. Nesta rede, os ânions e os cátions se encontram imobilizados (travados) uns pelos outros. Quando dissolvemos estes cristais sólidos em água, os ânions e cátions separam-se uns dos outros (desde que o sal seja solúvel em água), e estando livres para se movimentarem podem formar uma corrente ordenada em um sentido determinado (corrente