Trabalho
1. O que significa Acordo de Basiléia e quando houve a celebração do primeiro acordo?
Na cidade suíça de Basiléia, que fica na fronteira do país com a França e com a Alemanha, em 1988, líderes globais definiram, pela primeira vez, regras que seriam impostas a todos os bancos do mundo para dar mais segurança ao sistema bancário. Foi criado o Acordo de Basileia, que em linhas gerais, define o mínimo necessário de capital (patrimônio dos acionistas) que os bancos têm que reservar para fazer frente às perdas inesperadas decorrentes dos riscos de mercado e crédito. Foi o primeiro acordo global de exigência de um capital de reserva para que as instituições financeiras pudessem fazer empréstimos.
2. Considerando a data de criação do Acordo de Basiléia I, que situações e fatos econômicos e financeiros aconteciam naquele momento? Qual era o ambiente mundial dos anos que precederam a celebração do Acordo, e que certamente o motivou?
Em 1973, o mercado financeiro mundial vivia momento de intensa volatilidade com o fim do Sistema Monetário Internacional, baseado em taxas de câmbio fixas. A liberação das taxas exigia medidas que minimizassem o risco do sistema. A fragilidade alcançou nível crítico em 1974, com o registro de distúrbios nos mercados internacionais, como a falha na liquidação de contratos de câmbio ocasionada pela insolvência do Bankhaus Herstatt, da Alemanha.
Com as crises da década de 80, como a do México em 1982 e o crash da Bolsa de Nova Iorque em 1987, os principais bancos centrais do mundo passam a se preocupar em elaborar ou melhorar as regras de supervisão bancária. A maior preocupação é com o fato de os bancos internacionais poderem estar descapitalizados devido, aparentemente, à concorrência internacional acirrada.
Com a necessidade de regular e indicar um nível mínimo de capital a ser mantido pelas instituições financeiras internacionais de forma a garantir proteção contra o risco de quebra das instituições, os