Trabalho ética
Universidade Metodista de São Paulo
Crítica da Mídia – Altair
Ética e valores no Jornalismo
A Ética e valores morais são princípios que conduzem a humanidade na sociedade. Eles criam um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia danificado em nenhuma situação. Eles criam também uma situação de justiça.
A questão da ética no Jornalismo é muito delicada, pois muitos profissionais falam de ética, mas não a tem.
O jornalista é uma pessoa “pública”, ele é um grande responsável na sociedade. Ele é responsável por passar a notícia para as pessoas, ou seja, seu trabalho tem que ser feito com muita cautela.
Muitos veículos de massa não cumprem seu papel perante a sociedade de passar a notícia correta. As vezes o Jornalista faz isso por uma questão de risco, de perder o emprego ou por medo de não se encaixar na “ética” que o veículo passa.
Existe um código de ética para o Jornalismo, mas opinião pessoal, eu não acho que deveria existir, pois o profissional, seja Jornalista ou qualquer outro, tem que agir com ética sem nem pensar, pois o seu caráter pessoal reflete na sua profissão. Analisando, se ele não tem ética na profissão, é sinal que ele é uma pessoa sem muito caráter na vida.
Falando dos vídeos analisados: No vídeo na Ana Paula Padrão, ela comenta que as pessoas no começo ficam aflitas com o “peso” que a profissão traz, pois o Jornalismo tem a função social muito grande, mas se você sente que é isso que você quer da sua vida, se você sabe que aquilo é sua vocação, você saberá como agir nessa questão da ética com o tempo.
Ela diz que essa questão da ética tem que ser seguida, que isso é algo da pessoa, que ela tem que se perguntar sobre os valores éticos e firmar sua opinião a respeito da questão.
No outro vídeo é um conjunto de vários Jornalistas abordando esse assunto. Geraldo Mazza cita uma questão importante: Os dois códigos de ética. O código de ética do Jornalista e o código de