Trabalho ética na religião
Ética na Religião
Divinópolis
2015
FACULDADE PITÁGORAS
Alex José
Joelson Mattos
Juliana Andrade
Marcos Paulo
Ética na Religião
Atividade avaliativa da disciplina de Ética, Política e Sociedade para obtenção de créditos da nota parcial I, realizada pelos acadêmicos do 2º período de Psicologia.
Orientador: Evaldo Santana
Divinópolis
2015
Introdução
O presente trabalho é sobre Ética na Religião. O objetivo é mostrar o conceito de religião contextualizando com a ética.
A pesquisa foi elaborada buscando fazer um parâmetro entre a situação da religião atualmente e um possível modelo ideal para atender as necessidades humanas.
Além dos conceitos abordados, é discutido também a importância e o papel da religião dentro de uma sociedade e qual o posicionamento do homem em relação a situação religiosa atual.
Desenvolvimento
Conceito de ética: Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
Conceito de Religião: É um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais; Crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência.
A religião pode ser observada desde os tempos mais primitivos. Nas mais simples organizações sociais, já existiam algumas crenças. A religião surge da necessidade do homem em relação a agricultura (questões relacionadas a chuva, colheita). Tais dúvidas, fizeram com que houvesse a designação de um deus para cada fenômeno. Existiam vários deuses (Deméter, deusa da terra e colheita; Cronos, deus da agricultura). Cada fenômeno tinham um deus