TRABALHO X VIDA (Os impactos da Geração Y)
GERAÇÃO Y
1.1
Evolução das Gerações
O mundo mudou e as gerações passaram por diversas mudanças, buscando a renovação de conceitos, ideais e adaptando-se a nova realidade. As gerações são definidas pelas mudanças de comportamento em certa fase de tempo e à realidade em que vivem influenciadas por acontecimentos históricos e novos cenários como o acesso a informação, diversidade de culturas, novas formas de relacionamento e comportamento, formam a identidade das gerações.
Analisando a evolução das gerações a partir da segunda guerra mundial, entre as décadas de 60 e 70 formou-se a geração Baby Boomers, uma juventude liberal que foi marcada pela mudança de paradigmas e responsáveis por grandes mudanças e inquietudes. Foram os primeiros a assumir a busca da liberdade, paz, amor e muito rock´n roll. Criaram revoluções em termos de estilo de vida, de consumo e na política. Essa geração também buscava por estabilidade profissional e vestiam a camisa da empresa por anos, e ao escolher uma carreira seguiam por ela até o final.
A geração seguinte formada na década de 70 é chamada de Geração X, aproveitaram os direitos conquistados pela geração anterior mas são um pouco mais acomodados. São focados em metas e resultados e muito comprometidos, porém se tornaram indivíduos mais céticos. É a geração que começa a fazer uso da tecnologia de comunicação e tentam equilibrar mais a vida pessoal e o trabalho.
A Geração Y, foco deste trabalho, é composta por indivíduos que nasceram entre os fins dos anos 70 ao final dos anos 90. Esta geração cresceu em um mundo muito mais estável e com grande valorização dos pais e veio para romper barreiras e evidenciar o que é a globalização, não só pela habilidade de fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo, mas assumindo vários papéis.
Estes jovens possuem características muito diferentes das outras gerações.
São capazes de enxergar além, devido a inquietude e o constante questionamento. O gosto excessivo