trabalho s crates
Reinaldo Souza de Abreu
Profª Sandra Elisa Ferreira Costa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Pedagogia (PED0236) – História da Educação.
Resumo
Dentro dos conceitos contemporâneos da educação podem-se destacar as linhas de pensamento progressistas, Foi um ateniense que marcou a filosofia ocidental. Apesar de não deixar nenhum registro sobre seus pensamentos, Platão e Xenofontes seus principais discípulos relataram sua vida e seus pensamentos. Ao contrario dos demais filósofos, Sócrates buscava conversar com todas as pessoas em qualquer lugar. Buscava esclarecer as pessoas que era necessário primeiramente conhecer a si próprio antes de buscar conhecimento sobre a natureza e os outros, ele dizia: “Conhece-te a ti mesmo.” Palavras-chave: Filósofo; Educação; Grécia.
1 introdução
Sócrates aparece declarando que se dedicava àquilo que ele considerava a arte ou ocupação mais importante: maiêutica, o parto das idéias. A maiêutica socrática funcionava a partir de dois momentos essenciais: um primeiro em que Sócrates levava os seus interlocutores a pôr em causa as suas próprias concepções e teorias acerca de algum assunto.
A maiêutica socrática funcionava a partir de dois momentos essenciais: um primeiro em que Sócrates levava os seus interlocutores a pôr em causa as suas próprias concepções e teorias acerca de algum assunto, Sócrates levava-os a colocar em causa os seus "preconceitos" acerca de determinado assunto, conduzindo-os a novas idéias do tema em discussão.
Filosofia socrática, portanto limita – se à gnosiologia e a ética, sem concretizava no seu ensinamento dialógico, onde é preciso extrai – la, pode –se esquematicamente resumir pontos fundamentais: ironia, maiêutica,introspecção, ignorância, indução, definição.
2 Biografia
Filosofo grego, Sócrates nasceu em Atenas no ano de 470 a.C. . De origem modesta, era filho de Sofronisco, escultor, e de Fenarete, parteira, com quem dizia ter aprendido a arte de obstetra