TRABALHO M TODOS
LAVRAS - MG
Dezembro de 2013
Douglas Luiz Rosa
Gilson David Lacerda
José Roberto Pinto
Marco Túlio
Raul de Oliveira Santos
Uma Análise Sobre a Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina no Brasil.
PROFESSOR: LUIZ GONZAGA DE CASTRO JÚNIOR
LAVRAS – MG
Dezembro de 2013
Sumário
1 - INTRODUÇÃO 4
1.1 - OBJETIVOS 5
1.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
2 - CONTEXTUALIZAÇÃO 5
2.1 - PRODUÇÃO MUNDIAL 5
2.2 - EXPORTAÇÕES 6
2.3 - IMPORTAÇÕES 7
2.4 – PRODUÇÃO NACIONAL 8
2.5 - CONSUMO MUNDIAL 8
2.6 - CADEIA PRODUTIVA DA CARNE BOVINA 9
3 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 - INTRODUÇÃO
O crescimento da produção de carne mundial vem acompanhando o crescimento populacional. O Brasil tem atuado de forma marcante, atendendo diversos mercados, proeminentes neste processo, como, por exemplo, o mercado chinês. O agronegócio brasileiro é muito diversificado, e é responsável por cerca de 22% do PIB do país, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA, USP). Neste cenário, tem destaque a bovinocultura, com a produção de carne. O país tem atualmente o maior rebanho efetivo do mundo, com cerca de 200 milhões de cabeças. O país atende uma gama de mercados, exportando carne para mais de 180 países.
Acompanhando o crescimento populacional, a tendência internacional é de aumento da demanda por alimentos e outros produtos agrícolas assim como da produção dos mesmos. A elevação da renda e a rápida urbanização são os principais fatores em direção ao incremento na demanda por commodities de maior valor agregado, tais como carnes, frutas e vegetais.
O clima brasileiro e a sua extensão territorial propiciam um cenário ideal para o desenvolvimento da bovinocultura. Além disso, o investimento em tecnologia e capacitação profissional; o desenvolvimento de políticas públicas, que permitem que o animal seja rastreado do seu nascimento até o abate; o controle da sanidade animal e segurança