TRABALHO DE M TODO BIOGR FICO
Introdução 1
Objeto de estudo 2
Evolução dos Métodos Biográficos 2
Das Instituições Totais à Construção Social da Realidade 3
A importância teórica do método biográfico 3
A importância pedagógica do método biográfico 4
Utilização do método biográfico 4
Do ponto de vista técnico 4
O uso científico do método biográfico e as mudanças no uso de documentos pessoais 5
O método biográfico como um estudo de caso 6
Biograma 6
As vantagens e desvantagens 6
Etapas do método biográfico 7
Epistemologia 7
Paradigmas epistemológicas no campo de investigação 7
O Método Biográfico em Ciências Sociais 8
Da biografia à história de vida – Percurso de uma Jovem 9
Conclusão 15
Bibliografia 16
Introdução Este trabalho foi - me pedido no âmbito da Cadeira de Pensamento Contemporâneo, tem como objetivo, apresentar o tema Método Biográfico. O tema será tratado de forma geral, de forma a proporcionar uma visão abrangente sobre o mesmo.
O método biográfico é usado pela primeira vez uma técnica conhecida como ciências sociais, principalmente a partir de 1900 e 1920 com a obra de Thomas e Znaniecki sobre os camponeses poloneses. A partir daí usaram o termo história de vida: história de vida, que designava tanto a história coletados pelo pesquisador, complementando os documentos e entrevistas que a vida com o trabalho feito a partir dele.
Neste sentido, as histórias de vida são uma metodologia de pesquisa qualitativa referentes a pesquisa narrativa, ou seja, este tipo de discurso em que os eventos e acontecimentos de pessoas estão relacionados por um argumento. Na longa história das ciências sociais, a abordagem biográfica tem sido uma das constantes que, sob perspectiva epistemológica e intenções, vários teóricos, chegaram com vigor incomum e de diferentes origens disciplinares. Embora o lançamento da metodologia da histórias de vida coincide com o pico da Escola de Chicago nos anos vinte.
O método biográfico é o uso sistemático de documentos que refletem a vida de uma