TRABALHO K TIA 4
A empresa GE Celma, com o intuito de expandir sua produção entre 2007 e 2001, decidiu por 400 novas contratações. Cabendo ao RH realizar todo o processo e preparar o novo time para empresa. Sendo a área de recursos humanos a fonte geradora de eficiência nos resultados organizacional, no aspecto qualidade, aumento de produtividade e excelência na prestação de serviços, torna-se necessário a essas organizações extrair cada vez mais dessa área o diferencial organizacional. O ato de recrutar inicia-se no planejamento de previsão de pessoal, constando a realidade em que a empresa se encontra o âmbito de suas necessidades. Dessa forma, o planejamento garante que o processo de recrutamento seja adequado do contexto da organização. Para sua execução, faz a solicitação de pessoal. Chiavenato citado por Elgenneni (2009, p. 50) destaca que “quando o órgão de recrutamento a recebe verifica se existe algum candidato adequado disponível nos arquivos, caso contrário deve recrutá-los através das técnicas de recrutamento mais indicados no caso”.
Para melhor entendimento, aborda-se a conceituação sobre recrutamento:
Recrutamento é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher. Chiavenato (2004, p.113).
O recrutamento aborda duas formas de execução: interno e externo, o recrutamento interno conforme o autor ele atua estão trabalhando dentro da organização com o intuito de promovê-los ou transferi-los para outras funções. Já o recrutamento externo atua sobre candidatos que estão fora da organização, submetendo-os ao processo seletivo. Neste aspecto, em busca do desenvolvimento da sua equipe, GE Celma,