Trabalho i paquímetro
Este relatório tem por intuito analisar e descrever, de maneira sucinta, a prática que foi realizada no laboratório de Física Experimental para Engenharia, para a disciplina de Física Experimental. Os tópicos a seguir tratam dos objetivos, procedimentos e conclusões obtidas através da prática de um instrumento de medição, o paquímetro.
Todos os valores foram obtidos em sala de aula, com supervisão do professor. Vale salientar que algumas medidas dos integrantes da equipe, que mediram as mesmas peças, divergem devido ao fato de que não era sabido, no momento de suas medições, o procedimento correto, fato relatado em sala.
OBJETIVOS
O procedimento realizado tinha por objetivos conhecer o equipamento e entender seu mecanismo por meio de medições práticas, bem como se familiarizar com sua utilização e seu funcionamento.
MATERIAL
As aulas foram realizadas no laboratório de Física Experimental para Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC) com os seguintes materiais:
1. Paquímetro
2. Cilindro
3. Tarugo
4. Peça com fura cego
5. Régua
6. Tiras de papel
Sobre o paquímetro será realizada uma análise mais profunda.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
De uma maneira prática, o paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. É um dos instrumentos mais populares que possibilitam a medida entre dois pontos, fornecendo leituras com uma maior precisão. Sua origem remonta épocas distantes da civilização mundial, mas sua concepção atual é atribuída ao americano Joseph Brown (1851).
Consiste basicamente em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O cursor é provido de uma graduação especial, chamadas de Vernier ou Nônio, que indica o valor da dimensão tomada.
O paquímetro é constituído da seguinte forma:
Figura 1. Constituição do Paquímetro.
1. Orelha Fixa
2.