Trabalho e sociabilidade
Nesta aula dialogada podemos entender que devido às mudanças que ocorreram que no mundo da produção e do trabalho, nas últimas décadas do século XX, tornou—se freqüente falar em “desaparição do trabalho.
Ex- (Dominique Méda, 1997), em substituição da esfera do trabalho pela “esfera comunicacional” (Habermas, 1991 e 1992), em “perda de centralidade da categoria trabalho” (Off, 1989), em “fim do trabalho”
Podemos ver algumas teses que se contrapõem as idéias defendidas pelos autores acima mencionados e que o nosso grande desafio é compreender a nova morfologia do trabalho e temos que nos adaptarmos na nova realidade e transformações no mundo do trabalho contemporâneo, o saber cientifico e o saber laboratico mesclam-se ainda mais diretamente, as maquinas inteligentes podem substituir em grande quantidade, mas na podem extinguir e eliminar definitivamente o trabalho vivo e tem trabalho que não podem ser substituídos pela maquinas.
Tempo do trabalho no Brasil e no mundo globalizado.
O tempo de trabalho constitui uma temática clássica dos estudos a respeito da organização capitalista do processo de trabalho, e a sua regulamentação, nas palavras de Dal Rosso (1996), seria a "espada que corta" as relações entre empresários e trabalhadores. Muitos estudos já demonstraram, reiteradamente, o papel decisivo das jornadas heróicas de 1978-80, movidas basicamente por reivindicações salariais e pela melhoria das condições de trabalho, no alargamento dos direitos sociais e políticos na sociedade. Nessa medida nos ousaríamos a firmar que os novos arranjos da jornada de trabalho são incentivados nem tanto como instrumentos para a superação do problema ocupacional, mas pelo contrário, se baseiam em novas preferências quanto ao tempo de trabalho.
A redução da jornada de trabalho não se relaciona apenas com a temática do emprego, mas suscita uma reflexão mais abrangente na qual se incluiria a questão da