Trabalho e formação profissional do atendente de consultório dentário e do técnico em higiene dental
TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ATENDENTE DE CONSULTÓRIO
DENTÁRIO E DO TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL
WORK AND PROFESSIONAL QUALIFICATIONS OF DENTIST OFFICE ATTENDANTS AND
OF DENTAL HYGIENE TECHNICIANS
Márcia Boen Garcia Liñan 1
Lúcia Emília Nuevo Barreto Bruno 2
Resumo Este artigo analisa a formação de egressos dos cursos de atendente de consultório dentário
(ACD) e de técnico em higiene dental (THD), procurando compreender a importância dos cursos técnicos na melhoria do desempenho profissional, da renda individual e familiar, assim como a sua importância para uma melhor inserção no mercado de trabalho. Mostra que, apesar das deficiências assinaladas pelos egressos, a escola os qualificou adequadamente para o desempenho de suas funções.
No entanto, as dificuldades por eles encontradas em termos de representação coletiva, a falta de prestígio social e a baixa credibilidade e respeito profissional que lhes consagram os cirurgiõesdentistas permanecem como problemas a serem enfrentados. A falta de legitimidade profissional que ainda os caracteriza faz com que os auxiliares da odontologia fiquem à mercê das oscilações do mercado de trabalho e das políticas de saúde. O artigo sustenta que a regulamentação dessas categorias de trabalhadores pode significar proteção técnica e ética, evitando a formação de monopólios profissionais e assegurando normas de eqüidade e justiça sociais para os profissionais da saúde bucal.
Palavras-chave educação profissional; auxiliares em odontologia; curso de nível técnico; expectativas profissionais. Abstract This article analyzes the qualifications of dental office attendant (DOA) and dental hygiene technician (DHT) graduates, seeking to understand the importance technical courses have not only in improving their professional performance, individual and family incomes, but also their impact on these professionals’ better placement in the work market. It shows that, despite the