trabalho e energia mecanica
O significado da palavra trabalho, em Física, é diferente do seu significado habitual empregado na linguagem comum. Por exemplo: Um homem que levanta um corpo até uma determinada altura realiza trabalho. Já, em Física, o trabalho que uma pessoa realiza ao sustentar um objeto numa certa altura, sem se mover, é nulo, pois não houve deslocamento. Existem três tipos de trabalho, o trabalho nulo, quando o trabalho é igual a zero, trabalho potente/motor, quando a força e o deslocamento estão no mesmo sentido e trabalho resistente, quando a força e deslocamento possuem sentidos contrários.
O trabalho é sempre relacionado a uma força e a um deslocamento. Uma força aplicada a um corpo realiza trabalho quando produz um deslocamento desse corpo. É um número real, que pode ser positivo ou negativo. Quando a força atua no sentido do deslocamento, o trabalho é positivo, ou seja, há energia sendo acrescentada ao corpo ou sistema. O contrário também é verdadeiro, pois uma força no sentido oposto ao deslocamento retira energia do corpo ou do sistema, para se colocar algum objeto em movimento, é necessária a aplicação de uma força e, simultaneamente, uma transformação de energia. Quando há a aplicação de uma força e um deslocamento do ponto de aplicação dessa força, pode-se dizer que houve uma realização de trabalho.
Para realizar-se um trabalho, existe a necessidade de um deslocamento. Caso algum objeto esteja sob a ação de uma força, mas em repouso, não haverá a realização de trabalho. As forças que atuam sobre uma pessoa parada segurando uma mala não realizam trabalho, pois não há deslocamento do ponto de aplicação dessas forças. Imagine um objeto que está submetido a uma força e, devido a essa força, esse objeto sofre um deslocamento.
ENERGIA MECÂNICA
Quando dizemos que uma pessoa tem energia, supomos que tem grande capacidade de trabalhar. Quando não tem energia, significa que perdeu a capacidade de trabalho. Então podemos dizer que um corpo