trabalho d fao
Como podemos observar a estratégia está presente em todos os setores de uma organização, todas as organizações tem um ambiente constituído, no mínimo, de fornecedores, concorrentes, clientes ou usuários, ligações potenciais ou efetivas e instituições governamentais que as regulam, em nível local, nacional e às vezes internacional as novas tecnologias e, naturalmente, o complexo meio político e social das comunidades em que vivem. Muitas organizações tentam estabilizar e controlar estas influências ambientais, isto é, tentam lidar com as mudanças de ambiente, estabelecendo regras e criando cargos que tornem possível tratar tal ambiente em bases previsíveis e de rotina.
Existem ferramentas gerenciais que todas as empresas devem fazer, mas a estratégia se refere às "coisas" que fazem com que determinada empresa seja diferente. A estratégia precisa ser baseada em atividades e não em competências e deve apoiar-se em algo específico que as empresas fazem e estejam relacionadas com a vantagem competitiva. Neste sentido, é fundamental também reconhecer a diferença entre estratégias pretendidas e estratégias realizadas.
Os planos, são estratégias pretendidas, enquanto padrões são estratégias realizadas. Uma estratégia pretendida pode tanto ser realizada como se pretendeu, ou não ser realizada. Por outro lado, estratégias realizadas podem ter sido totalmente deliberadas, como podem ser emergidas através do tempo. Estas estratégias emergentes, resultam em mudanças não planejadas, enquanto as deliberadas sugerem alterações planejadas pela organização.
Desse modo, a estratégia não é apenas uma idéia de como lidar com um concorrente, como é comumente abordado. Os conceitos modernos propostos por Mintzberg enfocam novas questões fundamentais sobre as organizações, envolvendo instrumentos para percepção coletiva e ação, enriquecendo as habilidades para compreender e administrar os processos pelos quais as estratégias se formam.
Cada