CODEX
Introdução 2
O que é Codex Alimentarius? 3
Origem do Codex 3
O Codex é um marco de referência de utilização internacional 5
Como são elaboradas as normas? 5
Importância do Codex para o país 6
Organização de Estrutura do Codex 7
Codex e a Ciência 9
Codex e Consumidores 10
Codex e Comércio Internacional dos alimentos 10
Conclusão 13
Referências Bibliográficas 14
Introdução O Codex Alimentarius é um Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação - FAO e da Organização Mundial da Saúde - OMS. O Codex Alimentarius tornou-se um ponto de referência mundial para os consumidores, produtores e elaboradores de alimentos, para os organismos internacionais de controle e comércio de alimentos. Sua influência se estende a todos continentes e sua contribuição à proteção da saúde dos consumidores e à garantia de práticas equitativas no comércio de alimentos é incalculável.
O Codex oferece aos países a oportunidade única de unir-se à comunidade internacional, com o objetivo de formular e harmonizar as normas alimentares, além de participar de sua aplicação em escala mundial.
Apesar de muitos objetivos e aparentes melhoramentos, opositores garantem que o Codex foi criado apenas por um jogo de poder, pois quem controla a comida, controla o mundo; de maneira que bilhões de pessoas morreriam com a implementação do Codex, pois ele facilita a comercialização de alimentos contendo ingredientes geneticamente modificados e sem rótulo, irradiação de comida, aumento de pesticidas, eliminação de produtos naturais.
O que é Codex Alimentarius?
Traduzindo diretamente do latim, o “Codex Alimentarius” é o código alimentar. Este engloba uma série de regras, gerais e específicas, relativas à segurança alimentar, formuladas com o intuito de proteger a saúde dos consumidores e assegurar práticas justas no comércio alimentar. Os produtos para o consumo local, ou para exportação, devem ser seguros e de boa qualidade. Para, além