Trabalho a existência da ética
Nome: Nº 81 1º Semestre Direito
Professor: Nilson de Paula Resende
A Existência Ética
Com base no filme Matriz 1, como de já esperado, existe ética em tudo, tecnicamente.
Há ética nas lutas, nos diálogos entre eles, no medo, no orgulho, na vaidade, na ambição, na culpa, e entre outros deles.
Com base no livro – convite á Filosofia da Marilena Chauí, Senso Moral seria todos os nossos sentimentos, manifestações, ações, sejam elas: luta contra a fome, remorso, culpa, admiração, indignação, angústia, aflição, responsabilidade. Quantas vezes, levados por algum impulso incontrolável ou por alguma emoção forte (medo, orgulho, ambição, vaidade, covardia), fazemos alguma coisa de que, depois, sentimos vergonha, remorso, culpa. Gostaríamos de voltar atrás no tempo e agir de modo diferente. Esses sentimentos exprimem nosso Senso Moral.
Situações que surgem sempre em nossas vidas. Nossas dúvidas quanto à decisões a tomar põem à prova nossa consciência moral e ética, pois exigem que decidimos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as conseqüências delas, pois somos literalmente responsáveis por nossas ações e opções.
O Senso e a Consciência Moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva.
Dentro de tudo isso há a ética, nas nossas decisões, comportamentos, consciência, e responsabilidades.
O campo ético é assim constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, ou seja, as virtudes.