Trabalho wetlands APS 1
Atividades Práticas Supervisionadas
Assunto: O uso de wetland para tratamento de água.
Manaus AM
Grupo: Adriano Clementino Fernandes Neto – RA: B1019H-8
José Felipe Freitas Barreto – RA: B1404F-0
Iago Teixeira Chixaro – RA:A9605B-9
Adriana Saboya de C. Florêncio RA: 915966-5
Darcicleide Tavares dos Santos RA: A9347F-5
Rodrigo Gomes Perreira – RA:T441BA-0
Thiago Henrique Banhos – RA: B020AH-6
Elias de Jesus Pereira – RA: T526DA-0
Clarice de Moura Souza –RA: A821CJ-6
Introdução ao uso Prático das Wetland’s
Wetland é o nome dado a um ecossistema natural que fica parcialmente ou até mesmo totalmente inundado durante épocas do ano. Exemplos conhecidos de Wetlands naturais são os pântanos, as várzeas de um rio e os manguezais.
Essas estruturas naturais tem uma função fundamental dentro do ecossistema que estão inseridas, pois funcionam como um regularizador de fluxo de água de um rio e trazem melhorarias na qualidade de água, no controle de erosão e na proteção da biodiversidade por ser um local geralmente protegido e com grande fonte de alimento.
Atualmente, a construção de Wetland tem sido utilizada em vários países para a recuperação dos recursos hídricos. A técnica é baseada na construção de ecossistemas artificiais, que visam a mesma melhoria na qualidade da água que uma Wetland natural pode proporcionar.
No Brasil, essa técnica tem sido aplicada no tratamento de água para abastecimento urbano e industrial, para o tratamento secundário e terciário de esgotos e para a recuperação de rios degradados.
Existem várias técnicas de construção e manejo de wetlands. Um exemplo que achei interessante apresentar é o da construção de canais que utilizam macrofilas aquáticas flutuantes, também conhecidas como aguapés.
Os aguapés ajudam na melhoria da qualidade de água porque funcionam como um filtro de remoção de sólidos em suspenção e de nutrientes, nitrogênio e fósforo principalmente, os quais são incorporados