Trabalho Vícios Redibitórios
O contrato deve ser cumprido de tal forma que satisfaça as expectativas que as partes têm a cerca do que é contratar. Para evitar a frustração dessa expectativa são oferecidas algumas garantias para os contratantes. Diante de situações que frustram a expectativa das partes, se destacam 2 medidas disciplinares: os vícios redibitórios e a evicção. Vamos atender nossa atenção exclusivamente aos vícios redibitórios porque é o tema do qual recai o caso 8 escolhido pelo grupo. O código civil, art. 441 trata de vício redibitório: “a coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor”.
Vícios redibitórios, aplicáveis aos contratos bilaterais e comutativos, são defeitos ocultos na coisa alienada, por exemplo, que não possibilita o seu uso de forma plena, adequada, ou causa uma desvalorização.
Exemplo de vício redibitório Toda pessoa que adquire uma coisa imóvel, móvel ou semovente, tem direito a uma posse útil, que corresponda realmente ao preço pago ou prometido. Se esta coisa adquirida contiver qualquer vício ou