Trabalho Voluntário
O tema “Trabalho Voluntário – A atividade voluntária contribui para o crescimento profissional?” se deu a partir de uma reunião em grupo. Pretendemos, com base em pesquisas, mostrar aos orientadores e ao público o quão importante essa atividade é para o ser humano. A ação voluntária não deve ser vista apenas como modismo e sim como algo que trará benefícios.
Essa pesquisa irá apresentar o que é Trabalho Voluntário, suas vantagens e desvantagens, com um olhar voltado às empresas, às pessoas e principalmente ao futuro.
O Trabalho Voluntário deve trazer ao indivíduo que o faz não só experiências profissionais, mas também que ele seja um estímulo a prática, uma conscientização ao hábito de todo cidadão.
Os métodos utilizados no projeto de pesquisa foram levantamento de bibliografias, artigos, documentos, internet, entrevistas e pesquisa de campo.
No primeiro capítulo apresenta-se a Definição de Voluntariado, as Leis que regem essa ação, os Direitos e Deveres de um indivíduo que age espontaneamente e de boa vontade.
O segundo capítulo mostrará como surgiu o voluntariado no Brasil e no mundo, o ano do voluntariado, como se tornar um voluntário e um exemplo de como transformar boa vontade em ação.
O terceiro capítulo traz a visão da empresa e o que agrega de valor à ela e a postura da sociedade perante essa prática.
O quarto capítulo refere-se a influência do voluntariado na vida pessoal e profissional do ser humano, relata-se os benefícios e as oportunidades obtidas com a ação.
Com o projeto será possível a percepção de quão importante a atividade voluntária é para a sociedade, a empresa, o pessoal e principalmente o profissional disposto a oferecer seus conhecimentos e habilidades.
1 - DEFINIÇÃO DE VOLUNTARIADO
Segundo Holanda Ferreira (2000), “Voluntário é aquele que age espontaneamente, originando-se da sua própria vontade”.
Já para a Organização das Nações Unidas (2001), o voluntário é o jovem ou o adulto que devido ao seu interesse