Trabalho Virtualização
Objetivo do trabalho:
Este trabalho procura, de maneira concisa, elucidar a virtualização, desde sua origem até a sua redescoberta como tecnologia de extrema importância em inúmeras áreas da computação. Explicar-se-á ainda sua utilidade no que diz respeito ao aproveitamento de recursos. Além da explicação de conceitos base para a compreensão do tema, o trabalho consta ainda da descrição das tecnologias de implementação de virtualização e seu emprego atual, últimas inovações e potencial para o futuro.
Conceito de Virtualização:
Virtualização é um recurso utilizado na computação para emular ou rodar vários sistemas operacionais simultaneamente no mesmo hardware.
Utilizado desde o entusiasta que gosta de testar vários sistemas operacionais, até grandes corporações e empresas de TI por aproveitar o tempo e a capacidade de processamento ociosa de seus poderosos servidores.
A virtualização quebra o velho conceito de Mesenteroplicação utilizando aplicações chamadas Monitores de Maquinas Virtuais também chamadado de MMV ou Hypervisor, que simulam um hardware que será usado por um SO quase que totalmente isolado do hospedeiro.
O Hypervisor pode ser tanto em nível aplicação quanto no nível de SO.
Evolução através do tempo:
Até a década de virtualização atuava no sentido de viabilizar computadores pessoais até então muito caros. Os antigos mainframes eram divididos através de time-sharing (tempo compartilhado) entre usuários que usavam ambientes de aplicação totalmente diferentes. No entanto, com os avanços da tecnologia implicando em diminuição dos preços, o acesso às máquinas se tornou mais barato, essa técnica perdeu força.
A indústria de computadores pessoais evolui de forma a difundir a computação pelo mundo. Adquirir um computador já não era tão custoso e, por vezes, era mais interessante utilizar uma máquina por processo. Um programa executado em um ambiente virtual pode ser menos eficiente que se executado direto em uma máquina