trabalho Villa
Considerações: Uma construção que paira acima de um plano de grama fina, sustentada por Pilotis. Uso do concreto, alvenaria, janelas em fita e um telhado plano. Além da rampa, e de alguns toques constantes de paredes curvilíneas.
.
A Villa Savoye segue a risca os “cinco pontos da arquitetura moderna”, sendo:
Planta Livre de Estrutura: através de uma estrutura independente, permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural.
Fachada Livre de Estrutura: assim como a Planta Livre, resulta da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos.
Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.
Janelas em Fita: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem.
Terraço Jardim: transfere o solo ocupado pelo edifício para cima na forma de um jardim, podendo, assim recuperá-lo.
Utilização e definição de cada item dentro da Villa Savoye:
Os Pilotis, ou seja, alicerces feitos de estacas. Ao se apoiar neles, a casa libera espaço para o terreno, para mais jardins. Ao mesmo tempo, transparências visuais são criadas, pois temos uma perspectiva olhando por baixo do imóvel. É como se a construção fosse bem leve e se equilibrasse sobre o pedestal central.
O segundo ponto é o telhado jardim ou solário. Graças ao uso do concreto, não é mais obrigatório fazer os telhados inclinados e com telhas. Então, são construídos terraços, que se tornam uma parte importante da residência e que se destacam no céu por uma linha horizontal pura.
O terceiro é o Traçado Livre. Nesse item, por exemplo, não há mais necessidade de que as divisórias dos cômodos sejam também elementos de sustentação. A estrutura entre um andar e outro são pilares ou colunas dispostos em lugares estratégicos. As separações de cada cômodo são pensadas apenas de acordo com o uso de cada um ou por efeitos de arquitetura.