Trabalho Vigorexia Anorexia
Analisaremos neste trabalho a reportagem “Vigorexia e anorexia são motivadas por padrões de beleza excessivos” considerando os textos e discussões feitas em sala. Na matéria jornalística encontram-se os conceitos de anorexia e vigorexia, sendo a primeira caracterizada pela recusa do indivíduo a se alimentar, temendo ganhar peso, fazendo mais vítimas mulheres; e a segunda, pela busca excessiva de ganho muscular, que é uma patologia que atinge mais homens.
Ambas as doenças trazem grandes riscos à saúde. No caso da vigorexia, há o risco de acarretar anemia, deficiências vitamínicas, ou até lesões no aparelho locomotor. A anorexia, por sua vez, trás muitas consequências emocionais, tais como ansiedade e depressão, mas também desnutrição e mudanças no ritmo do sono.
É muito comum os indivíduos com essas patologias não admitirem ou não se darem conta de que estão doentes, dificultando o tratamento. A maioria só procura ajuda e admite a doença quando esta se encontra em um estágio bastante avançado.
Desenvolvimento
Todo homem é um ser cultural (Daolio), e a cultura à que é submetido na sociedade carrega uma carga de grande valorização ao corpo perfeito, considerando-o sinônimo de felicidade e sucesso. Ainda que em cada época houvesse um diferente padrão de beleza, não se pode negar que sempre houve um modelo de corpo ideal. E atualmente enxerga-se isso atentando para o surgimento e ascensão de uma indústria especializada na construção desse corpo ideal, utilizando recursos como dietas, exercícios físicos, procedimentos estéticos e cirúrgicos diversos.
Visto que o homem é um ser cultural, e a cultura lhe impõe certo padrão corporal, não é de se admirar que isso cause muitos transtornos emocionais já que existem diversos biótipos e a maioria deles não condiz com o padrão imposto. Esse culto ao corpo perfeito produz a desvalorização das diferentes belezas, sendo apenas um modelo o que deve ser seguido. A anorexia está relacionada a problemas com a