Apostila Exercicios Métodos Quantitativos
Uma descrição resumida da finalidade de algumas das técnicas estatísticas utilizadas no
Gerenciamento de Processos é apresentada abaixo.
Testes de Hipóteses e Análise da Variância
Estas ferramentas permitem um processamento mais aprofundado das informações contidas nos dados, de modo que possamos controlar, abaixo de valores máximos pré-estabelecidos, os erros que podem ser cometidos no estabelecimento das conclusões sobre as questões que estão sendo avaliadas.
Os principais tópicos abordados neste curso serão: testes de aderência, testes para a variância, testes para a diferença de duas médias, testes para a diferença de duas proporções, testes de independência e homogeneidade, Anova um fator.
Regressão Simples e Correlação
Regressão: método estatístico utilizado para fazer previsões do comportamento de uma variável usando informação sobre outra variável relacionada com a primeira.
Correlação: mede a intensidade da relação linear entre os valores quantitativos emparelhados em uma amostra
Gráfico de Controle
Ferramenta que dispõe os dados de modo a permitir a visualização do estado de controle estatístico de um processo e o monitoramento, quanto à localização e à dispersão, de itens de controle do processo.
Testes de Hipóteses e Análise da Variância
Testes de Aderência
Em diversos exemplos, ao testar hipóteses sobre os parâmetros populacionais, a forma da distribuição de probabilidade da população é supostamente normal, e o problema é decidir pela aceitação de uma ou outra hipótese sobre o valor do parâmetro. Entretanto, em geral uma situação comum é termos observações de uma variável aleatória cuja distribuição de probabilidade é desconhecida. Nesse caso, um dos primeiros passos é tentar identificar o comportamento da variável com o modelo normal. Existem vários testes de normalidade, e dentre eles podemos destacar o teste de Shapiro-Wilk e o teste Qui-Quadrado. Além