Trabalho Top500 final
LEONARDO GARCIA TAMPELINI1
1
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas tampelini@ic.unicamp.br RA: 098336
Resumo: A lista Top500 é uma lista que foi criada em 1993 e é lançada duas vezes ao ano, em junho e em novembro. Ela contém os 500 computadores mais rápidos do mundo a cada semestre e visa detectar tendências no desenvolvimento de supercomputadores. A classificação do desempenho de tais computadores, para poder construir a lista Top500, é efetuada por meio do pacote Linpack, desenvolvido por Jack Dongarra. Neste artigo, vamos apresentar uma perspectiva histórica do que a lista Top500 tem nos mostrado, analisar limites e possíveis cenários futuros e detectar algumas tendências. Também desejamos mostrar alguns aspectos da arquitetura dos supercomputadores mais rápidos da atualidade, listados na 39a lista dos Top500
Palavras Chaves: arquitetura, benchmark, desempenho, supercomputadores..
1 Introdução
Supercomputador é um computador ou um conjunto de computadores interconectados projetados para executar processos que exigem uma grande quantidade recursos computacionais [2].
Tais computadores são utilizados para realizar cálculos muito complexos e tarefas intensivas, como problemas de física quântica, mecânica, meteorologia, modelagem molecular, simulações físicas e pesquisas de alto risco, como o comportamento de ficções e fusões nucleares [3].
Os primeiros computadores de grande porte surgiram na década de 60 juntamente com a transição da tecnologia de válvulas para transistores [4]. Desde então, a evolução da tecnologia dos transistores e, consequentemente, o aumento da velocidade dos processadores contribuíram para o progresso dos supercomputadores [5].
Neste período empresas privadas começaram a explorar a potencialidade desses computadores. Um dos precursores nesta iniciativa foi Seymour Roger Cray fundador da empresa Cray Inc., uma empresa com grande peso no desenvolvimento de supercomputadores.