Trabalho Tomo
Antonio Francisco da Silva Barros
Trabalho do Curso de Química
1° Módulo
Coordenador do curso: Marcos Ferraz
Santa Isabel
2015
INTEGRANTE
_____________________________________ Antonio Francisco da Silva Barros
Santa Isabel
2015
objetivo
INTRODUÇÃO
2.1 Imagens de Demócrito
Leucipo de Mileto (nascido em 500 a C.) e seu discípulo Demócrito de Abdera (460 a.C.) são geralmente apresentados juntos porque seus pensamentos constituem uma única doutrina reunida em vários textos conhecidos como a obra da escola de Abdera. Essa obra refere-se ao que chamamos de atomismo.
O átomo (dos gregos átomos, o não divisível, não mais contável) é para esses filósofos o elemento primordial da Natureza. São indivisíveis, maciços, indestrutíveis, eternos e invisíveis, podendo ser concebidos somente pelo pensamento, nunca percebidos pelos sentidos.
As fases (natureza) são compostas por um número ilimitado de átomos. Os átomos podem existir de formas variadas e habitam outra forma de infinitude: o vazio. Neste, os átomos se agregam se desagregam, se deslocam, formando os seres que percebemos pelos sentidos (movimento).
Significa dizer que segundo a teoria atomística, só existem átomos e vazio. Significa também que nossos sentidos percebem uma realidade transitória, mutável, mas ilusória, porque mesmo que apreendamos as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram.
Teoria de Lavoisier
Antoine-Laurent Lavoisier
Nascido em uma família rica em Paris, Antoine Laurent Lavoisier herdou uma grande fortuna com a idade de cinco anos com o falecimento de sua mãe. Ele foi educado no Colega des Quatre Nations (conhecido como Collège Mazarin) de 1754 a 1761 estudando química, botânica, astronomia e matemática.
Lavoisier e considerado o pai da química moderna.