trabalho de quimica sobre tomos
Ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou no caso de ligações iônicas ou metálicas aglomerados atômicos organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na Natureza existe aproximadamente uma centena de elementos químicos.
2-Represente as estruturas dos átomos. 3-Defina prótons, nêutrons e elétrons.
PRÓTONS - estão localizados no núcleo do átomo e apresentam massa significativa (carga positiva).
ELÉTRONS - estão localizados na eletrosfera e não têm massa significativa.
NÊUTRONS - estão no núcleo, isolando os prótons dos elétrons para que a atração entre os dois não destruam o átomo.
Definição-
Prótons = Cargas positivas de um átomo.
Elétrons = Cargas negativas de um átomo.
Nêutrons = Cargas neutras de um átomo.
4-O que significa a fórmula E=hc/ƛ
A energia da radiação eletromagnética pode ser calculada através da equação de Planck: E = hc/λ (h = constante de Planck, c = velocidade da luz no vácuo, λ = comprimento de onda), também expressa em termos de frequência (ν): E = hν.
5-Defina atrações interatômicas.
As atrações interatômicas ocorrem porque, uma das leis que regem a matéria, é de que os materiais tendem a estabilidade, ou seja, a um mínimo nível energético. No caso de estarem ligados quimicamente, há um decréscimo em seu nível energético, favorecendo a uma condição energética mais estável.
6-o que é ligação Iônica, covalente, metálica e Van der Waals?
Ligação iônica - Estas ligações são caracterizadas por apresentarem forças interatômicas fortes, oriundas da transferência de elétrons entre átomos, gerando íons positivos e negativos que se atraem pelas forças de Coulomb (Lei de atração eletrostática – cargas de sinais diferentes tendem a se atrair).
Covalente - Apresentam também forças interatômicas fortes, nestas ligações há o compartilhamento de elétrons entre dois átomos, ou seja uma superposição de orbitais. E alguns elétrons passam a