Trabalho TM EBER
Este trabalho irá falar sobre tratamento superficial, o que é, os tipos de tratamentos, como é feito,e irá falar também quando foi inventado esses processos.
Tratamento de Superfícies
O tratamento de superfícies tem por objetivo, impedir que a estrutura passe pelo processo de corrosão, seja qual for o ambiente em que ela esteja exposta. Corrosão pode ser definida, como sendo a deterioração que ocorre quando um material (normalmente um metal) reage com seu ambiente, levando a perda de suas propriedades. Há vários métodos, mas os melhores e mais conhecidos são: Decapagem, Galvanoplastia e as Pinturas.
Decapagem
Definição:
Chama-se decapagem a todo o processo sobre superfícies metálicas que visa à remoção de oxidações e impurezas inorgânicas, como as carepas de laminação e recozimento, camadas de oxidação (como a ferrugem), crostas de fundição e incrustações superficiais.
Tipos de Decapagem:
Decapagem Mecânica:
É feita pela escovação e raspagem, jato abrasivo, areia quartzídica, Esferas de aço e etc.
Decapagem Química:
É feita pela submersão em soluções ácidas
Limpeza eletroquímica:
É utilizada para remover imperfeições da superfície de peças de aço inoxidável após sua fabricação, com destaque para a soldagem. Esta técnica remove partículas de ferro aprisionadas e defeitos superficiais de forma semelhante à decapagem. Conclui-se, portanto, que a eletrolimpeza é uma técnica de aplicação restrita às juntas soldadas de pequenas extensões e para situações de baixa criticidade quanto a resistência à corrosão.
Imagens de peças depois de passar por Decapagens:
Galvanoplastia
Definição:
É um tratamento que consiste em depositar um metal sobre o outro através da redução eletrolítica. Este tratamento é feito para proteção da superfície, melhorando sua condutividade e capacidade para ser soldada, é aplicada com a finalidade estética, ou seja, melhorar a aparência.
Histórico:
Esse tratamento foi inventado no século XVIII pelo italiano Luigi Galvani.