PROJETO M O NA MASSA MATEM TICA
N A
M A S S A
Matemática
Ler, escrever e interpretar números
Daniela Padovan, Isabel Cristina Guerra e Ivonildes Milan
Um dos maiores motivos para o estudo da Matemática na escola é desenvolver a habilidade de resolver problemas. A noção de problema comporta a idéia de novidade, de algo nunca feito, de alguma coisa ainda não compreendida, uma experiência que pode ser uma aventura. Aprender por meio de problemas específicos, cuja solução exige números e procedimentos numéricos, é importante não apenas para a efetiva aprendizagem matemática, mas também para o desenvolvimento das potencialidades de inteligência e cognição da criança. E esse trabalho tem início no aprendizado dos números. Tenhamos em mente: para aprender a ler, a escrever e a interpretar números é preciso, antes de mais nada, pensar sobre eles – o que representam, quantidades, e como expressam essas quantidades graficamente.
12
Revista Presente Miolo.indd 12
06.09.06 16:14:59
O trabalho com a numeração escrita era considerado, até pouco tempo atrás, tarefa específica dos primeiros anos do Ensino Fundamental – uma tarefa que tinha como concepção central a idéia de que os números deveriam ser ensinados um após outro, em sua seqüência matemática, em progressão conforme o ano escolar. Tal concepção ignorava os conhecimentos que a criança começa a adquirir muito antes de iniciar sua caminhada escolar e assimila no seu dia-a-dia, fora da escola. Sabemos bem que os alunos constroem conhecimento por meio da relação que mantêm com os números que os rodeiam e com as pessoas que os utilizam.
Outra proposta de trabalho para os anos iniciais consiste em fazer a criança passar por atividades próprias de uma etapa pré-numérica antes de lhe ensinar os números propriamente ditos. Desde que entram na escola, os alunos devem experimentar didaticamente situações que exigem a utilização dos números em diferentes contextos. Assim, eles podem aprender números contando os objetos de uma coleção, buscando e