Trabalho Tintas Pronto
ESMALTES
1. INTRODUÇÃO
• Na construção civil a pintura representa uma operação de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas, implicando num alto custo.
Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente, controlar luminosidade e podendo ainda ter suas cores utilizadas para influir psicologicamente sobre as pessoas.
2. HISTÓRIA
As primeiras tintas fabricadas pelo homem foram aquelas feitas para a escrita, que foram compostas desde a mais remota antiguidade.
Estudos mostram que gravuras encontradas em cavernas remetem ao último Período Glacial.
Nossos ancestrais utilizavam sangue e óxidos naturais, como os ocres vermelhos que aumentavam a durabilidade das pintas nas rochas. Para fixar os pigmentos à superfície era necessário um ligante, a solução foi mistura-los ao sebo ou á seiva vegetal.
Durante o período de 8000 a 5800 a.C. surgiram, desenvolvidos pelos egípcios, os primeiros pigmentos sintéticos. Estes pigmentos eram derivados do composto de cálcio, alumínio, silício e cobre, razão pela qual possuem grande gama de azuis. Os produtos usados como ligantes incluíam goma arábica, albumina de ovo, cera de abelha entre outros.
Na Idade Média Neste período surgem os primeiros registros da utilização de vernizes como proteção para superfícies. Estes materiais eram preparados a partir do cozimento de óleos naturais e adição de alguns ligantes.
Foi durante o período da Revolução Industrial que a indústria de tintas e vernizes se desenvolveu com maior rapidez. O copal e o âmbar eram as resinas mais comumente utilizadas.
3. CONCEITO
3.1. TINTAS
• A Tinta é uma composição química formada pela dispersão de pigmentos em um veículo, ou seja numa solução ou emulsão (resina).
• Ao ser aplicada na forma de uma película fina