trabalho TI
São os preceitos resultantes do desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicos emanados da Contabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras.
Seu Objetivo: Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor.
Conforme está regulamentado no artigo 3º da citada Resolução do CFC, os princípios Fundamentais da Contabilidade são: da ENTIDADE; da CONTINUIDADE; da OPORTUNIDADE; do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; da COMPETÊNCIA; da PRUDÊNCIA. ÉTICA EMPRESARIAL
Toda empresa deve trazer para dentro de si os conceitos básicos de Ética e da moralidade, porém, uma empresa somente terá um comportamento Ético se seus diretores e colaboradores assim o forem.
Uma empresa é composta de pessoas, que trazem dentro de si valores e crenças diferentes uma das outras, pela sua própria formação cultural, religiosa, política, etc. que estão em busca de um mesmo objetivo que em última instância ainda é o lucro, por ser fator de sustentação e desenvolvimento de uma entidade.
O único lucro moralmente aceito é aquele obtido com ética, "O comportamento ético por parte da empresa é esperado e exigido pela sociedade. Ele é a única forma de obtenção de lucro com respaldo da moral. Esta impõe que a empresa haja com ética em todos os relacionamentos, com clientes, fornecedores, competidores e seu mercado, empregados, governo e público em geral" (MOREIRA, 1999 P. 31).
Uma empresa deve lealdade a todos aqueles que a ajudam a conquistar o lucro, e deve ajudar a melhorar continuamente a sociedade da qual obtém lucro.
Enquanto as empresas estiverem voltadas essencialmente para a geração do lucro, e ao