trabalho terminologia produ o grafica
2. Tipo de família Romana: São as famílias que tem como característica de desenhos as diferenças nas espessuras de suas hastes e que são providas de ‘’serifas’’, que são prolongamentos no acabamento de suas hastes.
3. Tipo de família Egípicia: São caracterizadas como as famílias que tem serifas retangulares, além da quase uniformidade nas espessuras de seu desenho. 4. Tipo de família Fantasia: São famílias com um desenho mais ‘’solto’’, mais ‘’brincalhão’’ e com características alegóricas. São letras que precisam de muita atenção em sua escolha, porque nem sempre tem uma boa legibilidade e muitas vezes chegam mesmo a ser ilegíveis. 5. Tipo de família manuscrita: Conhecidas também como cursivas, são as famílias que imitam a escrita manual, ou a escrita cursiva. Uma característica marcante em seu desenho é que são construídas de forma que sugerem uma continuidade de desenho de uma letra para outra, o que faz com que pareça com letras escritas a mão. 6. Composição com Fonte Clara: Fontes que possuem hastes com espessuras muito finas. 7. Composição com fonte Regular: Fontes que se apresentam da forma que foram concebidas, normais, sem alterações.
8. Composição com Fonte Negrito: Fontes que possuem hastes com espessuras mais grossas. 9. Composição com fonte Condensada: Fonte que tem sua largura reduzida, diminuída, sem alterar a altura. 10. Composição com fonte Extendida: Fonte que tem sua largura ampliada, aumentada, sem alterar a altura. 11. 2 Fontes de mesma Família: As letras de uma família podem se mostrar com variações na sua forma de apresentação, podendo ser mais grossas, mais finas ou inclinadas, ou seja, podem se apresentar com diversas ‘’fontes’’ diferentes. 12. Composição em Caixa Baixa: utilização apenas de letras