trabalho Teoria da contabilidade
EXERCICIO 1
Leia os capítulos de livros de Teoria da Contabilidade que versam sobre objetivo, objeto das ciências contábeis e responda.
1. Considerando que a Contabilidade surgiu dentro do estudo da matemática por que não é tratada como uma Ciência Exata? O que você entende como Ciência Social?
R= A contabilidade não é uma ciência exata, mas sim uma ciência social aplicada, pois trata do patrimônio, que é gerado ou modificado por ação humana ou de um conjunto de pessoas, dentro de uma sociedade, com implicações internas e externas dado as variações nesse patrimônio afeta de alguma forma o meio em que está inserido.
Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, Biblioteconomia, Estudos da comunicação, Economia, Administração, Arqueologia, Contabilidade, Geografia "Geografia humana", História, Linguística, Ciência política, Estatística, Psicologia social, Direito, Filosofia e Sociologia.
2. Quais os traços característicos que são fundamentais nas Ciências Contábeis, como uma ciência que se ocupa com os fatos da natureza e da sociedade?
R= A racionalidade, que diz respeito a forma conceitual do conhecimento, e a objetividade, que diz respeito à concordância com a realidade.
3. Porque a Contabilidade condena o subjetivismo e exige sempre formulações claras e exatas? Considerando que esta ciência exige sempre formulação claras e exatas, a Contabilidade admite predições?
A Contabilidade condena o subjetivismo e só aceita como verdadeiro o que é confirmável, mediante verificação compatível como o método científico, porque o subjetivismo ao invés de ampliar o conhecimento, ele diminui ou nega a racionalidade e a objetividade do conhecimento, Assim, a Contabilidade como ciência é caracterizada por um conjunto de conhecimento sistemático, racional e confirmado através da investigação.
Referência