Trabalho Teoria da Comunicação
1 – O que é Indústria Cultural?
Para Adorno a Indústria Cultural possui padrões que se repetem com o objetivo de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumo. Apesar de ser um fator primordial na formação de uma consciência coletiva nas sociedades massificadas, seus produtos não são artísticos uma vez que estes não mais representam um tipo de classe, mas são exclusivamente dependentes do mercado.
2 – O que é aura e como ela é destruída por intermédio das tecnologias de reprodução da informação?
Aura é uma figura singular, composta de elementos espaciais e temporais: a aparição única de uma coisa distante por mais perto que ela esteja.
4 – De que maneira Benjamin descreve a relação do ator do cinema com a máquina? – A respeito de Adorno e seu livro Dialética Negativa, explique qual é o papel da ironia na crítica da indústria cultural.
Para o cinema é menos importante o ator representar diante do público um outro personagem, que ele representar a si mesmo diante do aparelho. Pirandello foi um dos primeiros a pressentir essa metamorfose do ator através da experiência do teste. A circunstância de que seus comentários, no romance Si gira, limitam-se a salientar o lado negativo desse processo, em nada diminui o alcance de tais observações. Elas não são afetadas, tampouco, pelo fato de que está se referindo ao cinema mudo, pois o cinema falado não trouxe a esse processo qualquer modificação decisiva. O importante é que o intérprete representa para um aparelho, ou dois, no caso do cinema falado. "O ator de cinema", diz Pirandello, "sente-se exilado. Exilado não somente do palco, mas de si mesmo. Com um obscuro mal-estar, ele sente o vazio inexplicável resultante do fato de que seu corpo perde a substância, volatiliza-se, é privado de sua realidade, de sua vida, de sua voz, e até dos ruídos que ele produz ao deslocar-se, para transformar-se numa imagem muda que estremece na tela e depois desaparece em silêncio. A camera representa com sua