Trabalho Telma
PELO CRAS NO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA-PB
Iáskara Rosandra Lopes de Almeida
Pós-graduando lato sensu em Gestão Pública Municipal - UFPB
Rejane Gomes Carvalho
Professora do Departamento de Economia - UFPB
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade avaliar a importância dos cursos de inclusão produtiva oferecidos às famílias usuárias do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Itaporanga-PB, com o intuito de melhorar as condições de vida dessa parcela da população. Os cursos de inclusão produtiva representam um dos serviços sócio-assistenciais oferecidos no CRAS que tem como objetivo a inserção social dos seus usuários no mercado de trabalho e na sociedade, bem como no resgate de sua autoestima e dignidade. O CRAS é uma unidade física localizada em bairros onde há maior concentração de famílias necessitadas. Nesse centro é realizado o Serviço de Proteção e
Atendimento Integral à Família (PAIF), visando atender as famílias na sua integralidade e contribuir para sua inserção social, bem como para reduzir as desigualdades sociais.
Neste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental, que proporcionou aprofundamento e ampliação dos conhecimentos acerca do tema estudado.
Também se realizou pesquisa de campo, em que foi aplicado um questionário com questões objetivas direcionadas ao público alvo do programa. Percebeu-se que alguns dos usuários do CRAS não conhecem ou mesmo nunca utilizaram os serviços sócioassistenciais oferecidos pelo programa e os que utilizaram alguns desses serviços estão diretamente ligados aos cursos de inclusão produtiva. É necessário também destacar as dificuldades e desafios no programa para desenvolver com eficácia os cursos de inclusão produtiva.
Palavras-chave: 1. CRAS 2. Assistência 3. Inclusão Produtiva.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta um estudo sobre o Centro de Referência da
Assistência Social (CRAS) do município de