Trabalho teia de aranha
Esse trabalho veio mostra a capacidade e a versatilidade de uma coisa considerado um incomodo, pra muitas famílias pelo mundo. Hoje a teia de aranha muito rejeita, cotem propriedades inigualáveis quem superam o ferro em resistência e a flexibilidade do plástico. Com esse trabalho e por meio de pesquisar pretendo viabilizar a produção de um material que possa substituir alguns metais em uma porção significativa fazendo com que estruturas, blindagens e revestimentos sejam mais leves e resistentes e ecologicamente corretos.
Propriedades e produção
Uma pesquisa publicada recentemente no Biophysical Journal descreveu a arquitetura das teias de aranha a partir do nível atômico e revelou novas informações sobre a estrutura molecular do material produzido por estes animais.
O fio das teias de aranha é um material absolutamente excepcional com propriedades supri endentes, com uma resistência mecânica comparável ao aço quando se leva em conta sua baixa densidade. Um único fio sobre a linha do equador não teria uma massa superior a 500 gramas. Tal fio é composto por cadeias de proteínas chamadas de polipeptídica que consiste de uma sequência repetida de dois fragmentos peptídicos, juntos chamados de “sequência AQ”.
Esta estrutura pode se dizer que é a parte principal da teia e que lembram a função do colágeno ( proteínas espalhadas pelo corpo humano que formão o tecido conjuntivo). Formados por 12 diferentes fragmentos AQ, que atuam como “sinais químicos” e partes diferentes constituídas por grupos amina livres (-NH2) e grupos carboxila livres (-CO2H). Estas partes diferentes formadas pelos grupos amina e carboxila livres participam de funções diferentes, como controle da solubilidade da proteína e da formação da fibra que dá origem ao fio da teia de aranha.
Aranha transgênica
Cientistas conseguiram produzir por modificação genética bichos da seda transgênicos capazes de produzir a seda de aranha.
Como hoje em dia a modificação