cultura
Atual e envolvente, o texto oferece uma resposta filosófica a algumas das principais questões referentes à nossa sociedade, e nos encoraja a usar a Filosofia como ferramenta para a vida. Mostra que podemos melhorar a perspectiva que temos do mundo e do lugar que nele ocupamos ao fazer Filosofia, todos os dias.
“Rupert Read é uma das poucas pessoas que sabe colocar intensidade emocional nas páginas, lembrando uma antiga atitude existencialista direcionada à Filosofia. Ele é a memória viva de que as ideias importam.”
Steve Fuller, professor de Sociologia da Universidade de Warwick, Reino Unido.s
Domingo, 10 Junho 2012
As minhas “dúvidas ignorantes” acerca da “filosofia aplicada”
Filed under: cultura,filosofia,Ut Edita — O. Braga @ 9:34 am
Convidaram-me a frequentar um curso de “filosofia aplicada”. E pensei: se existe uma “filosofia aplicada”, então é porque existe também uma “filosofia não-aplicada”.
E guglei “filosofia aplicada”. No Google vi alguma coisa sobre filosofia aplicada, nomeadamente um livro português e outro americano sobre o tema. O livro português parece-se mais com aqueles livros de auto-ajuda que podemos ver em qualquer quiosque dos aeroportos. O livro americano parece sugerir uma universalidade do ensino da filosofia, o que já é um aspecto positivo.
Se a filosofia aplicada é apenas a síntese de uma determinada área da filosofia, ou reduz a filosofia a determinados filósofos ou autores, então a