Trabalho tcc
O Barroco brasileiro ocorre tardiamente, entre os séculos 17 e 18. Segue os modelos ibéricos e há grande influência espanhola, pois o Barroco começou em Portugal durante a União Ibérica. Sofre também forte influência da Contra-Reforma, movimento com que a Igreja católica buscou restaurar o poder político e social que perdeu durante o Renascimento. É a tentativa de restauração de uma religiosidade "medieval", entre a razão e a fé, entre o material e o espiritual.
Estilos Literários
Cultismo: é a linguagem rebuscada, culta, extravagante, repleta de jogos de palavras e do emprego abusivo de figuras de estilo, como a metáfora e a hipérbole. Um exemplo de poesia cultista:
Ao braço do Menino Jesus de Nossa Senhora das Maravilhas, A quem infiéis despedaçaram.
O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo o todo. (Gregório de Matos)
Conceptismo: jogo de ideias, raciocínio logico com influencia do espanhol Quevedo. A organização da frase obedece a uma ordem rigorosa, com o intuito de convencer e ensinar. Exemplo de prosa conceptista:
Para um homem se ver a si mesmo são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelhos e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister¹ luz, há mister espelho e há mister olhos. (Pe. Antônio Vieira)
Principais Autores e Obras:
Bento Teixeira (1561-1600)
Obra Prosopopéia:
Bento foi escritor apenas deste poema. A importância está mais no fato de ser a poesia inaugural do nativismo grandiloquente do Brasil, do que propriamente pelo valor literário.
Manoel Botelho de Oliveira (1636-1711)
Primeiro autor brasileiro a ter seu livro publicado.
Frei Manoel de Santa Maria Itaparica (1704 – 1768)
Obra: Eustáquidos
Poema narrativo em seis cantos, e "Descrição da Ilha de Itaparica, Termo da Cidade da Bahia", silva em 65