TRABALHO SUSTENTABILIDADADE
2º SEMESTRE
SIMONI SUZANA BALBINO DE SOUZA R.A: 8533897996
CAMILA RIBEIRO INACIO R.A. 8979232183
RHEBERT LOHAN MATOS MARTINS R.A. 8978215706
EVERSON PEREIRA R. A. 9117269929
PROJETO DE CONSULTORIA PARA A EMPRESA L&CONSTRUÇÕES.
PROFESSOR-TUTOR EAD : SUZANA ZARDO
RONDONÓPOLIS - MT
2014
INTRODUÇÃO
Através da disposição desordenada dos resíduos sólidos da construção civil nossos ecossistemas estão se transformando e, em muitos casos, sendo degradados de forma irreversível. O crescimento da população mundial e o consumo exagerado aumentaram a demanda por recursos naturais, afetando diretamente as diversas formas da vida no planeta.
Nessa busca de soluções que minimizem as agressões ao ambiente, destaca-se o setor da construção civil, que, sendo um ramo da atividade tecnológica consumidor de grande volume de recursos naturais, apresenta grande potencial para o aproveitamento de resíduos sólidos em materiais de construção.
O presente texto apresenta um Desafio Profissional onde a idéia é contribuir para o Programa de Sustentabilidade da empresa L&Construção, considerando práticas sustentáveis que colaborem com a sociedade, valorização da marca da empresa, aumento de lucros e competitividade.
DESENVOLVIMENTO
A construção civil vem crescendo de forma acelerada no Brasil, mas além dos benefícios econômicos ela também gera impactos ambientais negativos, devido à grande geração de resíduos.
Para minimizar o impacto de tal atividade, é necessário que os municípios elaborarem planos de gerenciamento dos resíduos da construção civil.
A gestão dos RCC no Brasil está estabelecida desde o ano de 2002 pela Resolução n° 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA (BRASIL, 2002). Essa resolução definiu e deu prazos para que os municípios brasileiros se adequarem as novas diretrizes, objetivando assim a correta gestão dos resíduos da construção civil.
No entanto a maioria das cidades não cumpre as diretrizes