Trabalho Surrealismo
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA – IESB
Arquitetura e Urbanismo – 2° semestre - Matutino
Estética e História da Arte II
Professor Mário Eduardo Pereira de Araújo
Gabriela França
Helen Caroline
Pedro Cardoso
Brasília - DF
2013
O surrealismo foi um movimento de vanguarda, iniciado no período entre guerras em 1924, por André Breton que usou a palavra para descrever as práticas literárias e artísticas dele próprio e de seus “amigos”. Abrangeu a poesia, a pintura, a prosa, a escultura, a fotografia, o cinema e o intervencionismo. O surrealismo nunca foi um estilo propriamente dito, e a arte surrealista assumiu muitas formas diferentes. Por exemplo, os surrealistas jamais recomendaram que se atribuísse maior valor à arte abstrata, ou à figurativa.
É um movimento localizado dentro do modernismo, que nasceu com o impressionismo, passou pelo expressionismo e pelo cubismo, até chegar ao futurismo e ao dadaísmo. A partir do dadaísmo, e em meio à agitação mundial provocada pela Revolução de 1917 na Rússia, foi que surgiu o surrealismo. Muitos dos surrealistas haviam integrado o grupo de dadaístas e sofrido profundamente com a guerra, da qual saíram repugnados: nada mais queriam ter em comum com uma civilização que os havia enviado para a morte e agora os esperava cinicamente para recomeçar de novo.
Os surrealistas desejavam transformar a vida, e nesse intuito, voltaram-se “contra” a literatura, a poesia e a arte. Contudo, sendo o surrealismo mais um movimento literário, poético e artístico, seus representantes não podiam evitar que suas obras compusessem uma nova literatura, uma nova poesia e uma nova arte. Outras formas de atingir o outro mundo foi o automatismo, o uso de comportamento irracional, método do sono e até mesmo a droga. Entusiasmados com a apologia do impulso vital, com a percepção de que o pensamento tradicional era abalado pelas novas descobertas científicas e psicológicas, com a nova