trabalho suplementos
Introdução
Os suplementos alimentares são produtos feitos de vitaminas, minerais, produtos herbais, extratos de tecidos, proteínas, aminoácidos e outros elementos. Eles têm a função de complementar uma dieta deficiente e atingir níveis de determinado nutriente que seriam impossíveis só com a dieta. São comercializados com a promessa de aumentar a energia, aliviar o estresse, aumentar a performance atlética, aumentar a massa muscular e prevenir ou tratar inúmeros problemas de saúde.
As diretrizes e legislações vêm à regulamentar a comercialização e o uso destas substâncias, bem como conferir a procedência, garantir a qualidade e a responsabilidade pelo produto e pelo uso dos mesmos.
Este trabalho irá abordar os aspectos funcionais e de regulamentação de cada classe e tipo de suplementos existentes no mercado e a prática atual em lojas de suplementos alimentares.
Discussão
O uso de suplementos tem algumas vantagens como a praticidade, o conhecimento exato do que se está ingerindo, e a ingestão de quantidades que seriam impossíveis com a alimentação. Tem também algumas desvantagens que são o preço, os possíveis efeitos colaterais, a falta de outros nutrientes e sinergia entre os nutrientes e o consumo excessivo. Além disso, alguns produtos podem não ser confiáveis, podem estar misturados com substâncias proibidas como esteróides anabólicos e inibidores do apetite.
Suplementos a base de carboidrato fornecem energia ao organismo e impedem que proteínas sejam degradadas, mantendo assim a massa muscular. Um exemplo desse suplemento é a maltodextrina. Alguns lipídeos como ômega 3 podem melhorar marcadores inflamatórios induzidos por exercício excêntrico. Vitaminas e sais minerais são importantes como co-fatores do metabolismo energético e têm função anti-oxidante. A cafeína poupa o glicogênio durante o exercício, estimula o sistema nervoso central, facilita a liberação do cálcio dos retículos sarcoplasmáticos, além de ter efeito termogênico.