Trabalho Sociologia
Alunas: Andréa Coelho e Stefanie Gonçalves
Turma: 2ºB
Data: 25/03/2015
Professor:
Introdução
Pretende-se apresentar nesse trabalho como se a concepção de Estado para os autores: Hobbes, Maquiavel, Rousseau e Pascal.
Levando em consideração que cada qual viveu em épocas e contextos históricos diferentes, e se diferenciando como grandes pensadores, tendo ainda, formulado características próprias e relevantes para a compreensão da definição de Estado.
Conceito de Estado por:
Tomas Hobbes
Thomas Hobbes foi o primeiro filósofo que construiu uma teoria da formação do Estado. O Leviatã é o livro mais famoso do filósofo. O título do livro se deve ao monstro bíblico que habita os mares.
Hobbes se retirou para um exílio que durou onze anos na França. Lá estudou ciências e matemática. Foi neste exílio que Hobbes se dedicou ao Leviatã.
Para Hobbes, a sociedade só surgiu depois de um contrato firmado. Antes todos viviam em estado de guerra de todos contra todos, sem poder ou organização.
O Estado de natureza é uma situação que Hobbes criou de como os homens viveriam sem a organização social, para explicar porque os homens vivem em sociedade e por que seguem as regras de convívio social. Para ele os homens viviam no estado de natureza, em guerra, ou seja, cada um podia fazer o que queria. O mundo tinha liberdade, mas era inseguro.
O homem natural de Hobbes não é um selvagem, mas um homem sem cultura e sem um poder para manter a ordem social não existiriam leis, nem propriedade, um caos político e social.
O estado natural dos homens daria direito a terras, mulheres e comida e pode ser superado com um pacto firmado entre todos para garantir os direitos e as relações entre as pessoas. Então as pessoas resolveram fazer um pacto e entregar sua liberdade em detrimento de mais segurança. O estado tem o poder de punir todos que não sigam as regras sociais.
Para Hobbes o que vem primeiro é o Estado, pois ele é necessário para as