Fichamento Bertha Becker
Nº matrícula:11211GEO017
Disciplina:Geografia Política
Prof. Dra Rita de Cássia Martins de Souza
Turma: Noturno
Referências Bibliográficas
BECKER, Bertha k.A Geografia e o resgate da Geopolítica. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, 50, nº especial 2, 1988, PP. 99-125.
A Geografia e o resgate da Geopolítica
“Hoje a questão das relações entre a Geografia e a Geopolítica se insere no contexto de velocidade espantosa de transformação do planeta no segundo pós-guerra e da crise da ciência social, que não consegue dar conta do movimento da sociedade e das novas estruturas de poder (...).” (P. 99 § 2).
“(...) o rompimento da barreira entre a Geografia e a Geopolítica numa perspectiva crítica, integrando a natureza holística e estratégia do espaço, pode representar um passo importante nesse caminho, pois que o poder e suas relações são, sem dúvida, problemáticas contemporâneas.” (P. 99 § 3).
“(...) o controle do espaço é utilizado como forma alternativa de controle social. O modo pelo qual o espaço é apropriado e gerido e o conhecimento desse processo constituem, ao mesmo tempo, expressão e condição das relações de poder.” (P. 99 § 4).
“A Geografia Política, de Ratzel (1987), representou, sem dúvida, um avanço na teorização geográfica do Estado. Ratzel foi dos poucos geógrafos a assumir explicitamente o valor estratégico do espaço e da Geografia.” (P. 99 § 6).
“A legitimidade científica para a prática estratégica estatal, que crescente e sistematicamente instrumentaliza o espaço (e o tempo) visando objetivos econômicos e de controle social, passou a ser dada por uma nova disciplina, a Geopolítica (...).” (P. 100 § 1).
“Permaneceu, assim, a Geografia, à margem de todo um conjunto de técnicas e de um saber que instrumentalizam e pensam o espaço a partir da ótica do Estado (...).” (P. 100 § 2).
“E repensar a Geografia envolve necessariamente o desvendar da Geopolítica, sua avaliação crítica e seu resgate, ao trazer