Trabalho sociologia
Ordem: Fica claro que a ordem quanto maior da nação brasileira é algo inadequado, uma vez que segue, desde o princípio, uma doutrina repressora, que visa o controle estrito da sociedade em detrimento da justiça socioambiental e da própria democracia. Não que se queira uma situação de desordem permanente, mas a ordem num sentido popular exige objetivos anteriores, muito mais fortes – igualdade e justiça – e relevantes enquanto ideais máximos de uma sociedade ou conjunto de sociedades.
Progresso: O progresso enquanto objetivo permanente da sociedade brasileira foi literalmente ultrapassado temporal e filosoficamente pela sustentabilidade. Não é mais tempo de buscar um crescimento econômico ilimitado que acaba dependendo de uma fonte finita de recursos naturais e nunca conseguindo promover um mesmo nível razoável de qualidade de vida a todos os seres humanos. A hora agora é de reconhecer as limitações do progresso e substituí-lo pelo ideal sustentável.
Fonte: http://consciencia.blog.br/2011/08/ordem-e-progresso-um-lema-ultrapassado.html#.UzsxuT9dW1V
Em minha opinião eu discordo com esta teoria de Comte, pois para progredir não precisa de ordem em todos os aspectos, e mesmo se precisar, é impossível manter ordem em todos os aspectos ou