Trabalho-sociologia
1. Qual a concepção de sociedade, Karl Marx apresenta sobre a sociedade capitalista? Qual sua importância para a compreensão da nossa vida cotidiana? (1,5)
Segundo Karl Marx, a divisão entre proletariado e burguesia (divisão denominada por ele classe social), foi a causa das desigualdades. A sociedade valorizava bens materiais e desprezavam as relações sociais. Portanto, Marx acreditava que a economia era a causadora dos problemas sociais. Esta concepção é importante para nós em nosso cotidiano, pois nos dá suporte de entendimento dos fatos que acontecem em nossos dias. Em um país que “somos o que temos”, a concepção de Marx torna-se cada vez mais próxima da realidade conforme os dias se passam e nos possibilita a uma autocrítica em relação ao sistema que estamos inseridos.
2. Qual concepção de sociedade emerge da obra de Durkheim? De que modo ela colabora para a compreensão das relações sociais na sociedade contemporânea? (1,5)
De acordo com Durkheim, através da divisão de trabalho (onde gerou a desigualdade) foi construída a sociedade industrial, pois um dependia do outro, gerando uma sociedade harmônica. Para ele a causa da desigualdade social seria os problemas morais. Durkheim acreditava que cada uma tinha que cumprir seu papel na sociedade, formando um organismo, isto foi chamado de fatos sociais. Essa concepção de Durkheim é muito importante para a sociedade atual, pois impõe limites. Caso não existissem regras e deveres seria muito difícil a convivência humana.
3. O que são para Durkheim, os Fatos Sociais? Como eles podem ser caracterizados? (1,5)
Os fatos sociais são regras que determina o papel de cada indivíduo dentro da sociedade. São caracterizados por serem criados de forma coletiva, por punição pelo não cumprimento das regras e por serem regras aceitas pela maioria.
4. Por que para Durkheim, a educação é um fato social?(1,5)
Pois a educação