Trabalho sociologia
INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO ANÍSIO TEIXEIRA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
NAIARA ROLIM
ROBERTA RIBEIRO
RESENHA
A REALIDADE ESCOLAR BRASILEIRA
IBIRITÉ
2013
A REALIDADE ESCOLAR BRASILEIRA
Qual a função da educação? Seria a de formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Como o sociólogo francês Durkheim dizia? Ou parte de controle usada pelas classes dominantes, defendida por Karl Marx? Seria ela o meio determinante de estratificação social, uma forma distinta onde se busca obter privilégios sociais, como Weber pregava? Ou reprodutora da dominação, reforçando as desigualdades e se mantendo conservadora, como conclui Bourdieu?
A educação é considerada um fato social para Durkheim, pois é coercitiva, externa e independente agindo sobre os indivíduos com força em geral irresistível, ela é produto de gerações anteriores passadas adiante para que ocorra uma socialização nas gerações não maduras formando assim seres sociais preparados para sua própria existência.
A educação varia de acordo com a sociedade que se encontra, se a relaidade de um país são guerras, nas escolas ensinarão o patriotismo exacerbado e a luta a qualquer custo pelo seu país, vejamos o Brasil hoje e comecemos a pensar sobre sua realidade.
Uma educação pública gratuita para todas as crianças era o que Karl Marx defendia, porém o que se vê hoje é uma educação de pobre para pobres, a criança nasce e cresce em um ambiente pouco favorável, estuda em escolas públicas, mas de péssima qualidade, muitas vezes em áreas de risco, tendo professores desmotivados entre outros fatores, esse seria o proletariado. Por outro lado a criança nasce e cresce em um ambiente favorável, estuda nos melhores colégios, onde a qualidade é de excelência, tendo professores motivados com seus salários e retorno de seus alunos, essa seria a burguesia.
A classe dominante tem o poder e o usará na educação para se manter lá, pois fazendo um paralelo