Trabalho sociologia
Milton Santos nos mostra que existe três mundos dentro do nosso planeta, o mundo que nos fazem ver (globalização como fábula), o mundo como é (globalização como perversidade) e o mundo como pode ser (uma outra globalização). Neste cenário grande e cheio de diversidade, de guerras e muitas mudanças que ocorreu e ocorre no mundo.
Milton Santos apresentava um posicionamento crítico ao sistema capitalista e aos pressupostos teóricos predominantes na ciência geográfica de seu tempo. Um dos conceitos mais explorados por esse geógrafo foi a noção de “meio técnico-científico informacional”, que seria a transformação do espaço natural realizada pelo homem através do uso das técnicas, que difundiram graças ao processo de globalização e a propagação de novas tecnologias.
Milton Santos era um de seus críticos mais chatos. Em uma de suas mais célebres frases, ele afirmava que “Essa globalização não vai durar. Primeiro, ela não é a única possível. Segundo, não vai durar como está porque como está é monstruosa, perversa. Não vai durar porque não tem finalidade”.
Milton Santos tratou da globalização de modo que ele abordou seus aspectos econômicos, analisando o papel das empresas na internacionalização do capital, mas também os fluxos financeiros e suas implicações na cultura local. O geógrafo brasileiro teorizou e criticou sobre estes aspectos do mundo contemporâneo, propondo, ao final de sua vida, uma globalização solidária, baseada em outros valores que a da hegemônica
2.Globalização na População
Apesar do forte crescimento da economia mundial ter produzido milhões de empregos desde os anos 90, a desigualdade de salários aumentou de maneira dramática na maioria das regiões do mundo - e deve continuar a crescer no atual quadro de crise. O mundo dos homens limitava-se a partir do espaço e do tempo, ambos absolutos, tais propriedade absolutas anuladas. O limite imposto ao espaço-temporal fora dado pelo alcance das